Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sussurros Sinistros

Sussurros Sinistros

Hoax: Um Vampiro de 140 Anos

Em 2002 o antiquário Jack Mord, autor do livro de arte mortuária Beyond the Dark Veil, abriu a galeria de arte The Thanatos Archive, sediada em Duvall, Washington (EUA), e desde então se especializou no comércio de fotografias e memorabilia de funerais datados do século XIX e princípio do século XX. Em setembro de 2011 ele adquiriu um lote de fotos em P&B crendo serem imagens do tempo da guerra civil em Bristol, Tennessee (EUA), mas o pacote continha fotos comuns de pessoas vivas desconhecidas posando no período pós-guerra.

Prestando bastante atenção nas fotos imprestáveis para seu propósito maior, Jack Mord viu que nem tudo estava perdido: Um determinado homem ostentando um elegante traje de época parecia demasiadamente com o ator Nicolas Kim Coppola, mais conhecido pelo nome artístico Nicolas Cage.

 

The Thanatos Archive.jpg

 

 

Existe valor mercadológico para coisas que parecem ser o que não são – e aparentam provar a possibilidade de viagens no tempo. – A foto do sósia do ídolo datada de 1870 poderia interessar aos colecionadores de OOPART (Out-of-place artifact) que são verdadeiros loucos cremadores de dinheiro. Então uma campanha publicitária tratou de criar um hoax do tipo creepypasta que atingiu o almejado efeito de difusão viral com a ajuda da imprensa.

Usando uma simples tática de puffing ou exagero publicitário, Jack Mord anunciou a foto no Ebay pelo preço impeditivo de um milhão de dólares – não para vender imediatamente, mas para criar a oportunidade de todos verem, rirem e compartilharem a imagem com o logotipo do seu negócio. – No anúncio o produto foi apresentado como prova de que o ator é “uma espécie de morto-vivo ambulante ou vampiro que ressuscita a cada 75 anos” sendo que “daqui a 150 anos, ele pode ser um político, líder de algum movimento ou apresentador de programa”. Jack Mord explicou à imprensa: “A minha teoria é que ele (...) se reinventa a si mesmo a cada 70 ou 80 anos. Entretanto, volta a rejuvenescer ou a nascer e converte-se noutra coisa completamente diferente”.[1]

Quando entrevistado pelo humorista David Letterman, o próprio ator viu a foto antiga e admitiu publicamente a semelhança, mas Nicolas Cage garantiu que seu sósia do passado era outra pessoa: “Não bebo sangue e, da última vez que olhei no espelho, eu tinha reflexo”.[2] Nós sabemos que isto é verdade porque todo homem é mortal e Nicolas Cage é uma pessoa comum; porém, levantando a premissa de que um falsário não admitiria a falsidade ideológica caso fosse entrevistado casualmente por um comediante, o comentário rendeu criticas de internautas sobre a incoerência de se perguntar a alguém se está a usar uma identidade falsa... Ato contínuo, os teóricos da conspiração incluíram a propaganda do The Thanatos Archive entre outras inumeráveis evidências capengas da existência de reptilianos vivendo disfarçados entre nós.

 

Muitos pensarão: “Que bobagem!” (...) Pois bem, saibam que isso tudo é meticulosamente planejado. (...) Amigos, existem coisas neste mundo que a maioria não percebe ou entende. Tudo, tudo que o que acontece debaixo deste sol não ocorre por acaso. Tudo tem um porquê... Quem enxergar à luz da verdade das coisas entenderá o que digo! Exorto aos colegas para enxergarem além da matéria para que compreendam o que está por traz disso. (Comentário do usuário alcunhado Comandante Melk postado em 13/02/2012 17h54 abaixo da versão online da matéria do jornal Folha de São Paulo).

           

Foi assim que Nicolas Cage virou vampiro e provavelmente ainda será um vilão fictício das hostes do Inferno nas propagandas fundamentalistas daqui a duzentos anos. Quem paga o dízimo escuta escabrosidades debaixo dos panos. Sabia que em 1964, na vida real, Nicolas Cage sobreviveu a um parto complicado onde seu irmão gêmeo Jonathan foi natimorto? Sabia que ele é sobrinho de Francis Ford Copolla que, entre muitas outras coisas, se tornou conhecido pela direção excepcional do filme Bram Stoker’s Dracula (1992) protagonizado por Jonathan Harker (Keanu Reeves)? Sabia que o ator Keanu Reeves também é acusado de ser um imortal infiltrado na sociedade humana por causa dum vídeo publicado anonimamente no YouTube, em 13/10/2009, o qual demonstra sua notória semelhança física com os quadros conhecidos de Paul Mounet (1847-1922) e Carlos Magno (748-814)?

 

 

 

 

Assim a desinformação vai se embolando com um punhado de coincidências desconexas até talvez vir a formar um sólido bloco de conteúdo folclórico e relevante valor cultural.

 

 

Notas:

 

[1] “Foto ‘prova’ que Nicolas Cage é vampiro”. Publicado em: JORNAL DE NOTÍCIAS, 20/09/2011. URL: <http://www.jn.pt/VivaMais/Interior.aspx?content_id=2006517>

[2] ATOR NICOLAS CAGE NEGA SER VAMPIRO DE 140 ANOS. URL: <http://f5.folha.uol.com.br/celebridades/1047726-ator-nicolas-cage-nega-ser-vampiro-de-140-anos.shtml>

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.